Projetos de pesquisa
Projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes
Emergências climáticas e políticas públicas para adaptação no Estado do Amazonas (2022 - atual)
Este projeto tem por objetivo analisar a construção de uma agenda de políticas públicas voltadas para processos de mitigação e adaptação aos efeitos das emergências climáticas na região norte. Sua metodologia é de natureza qualitativa e seguirá por dois desdobramentos. O primeiro, análise de políticas e ações dos poderes legislativo e executivo em níveis municipal e estadual voltadas para processos de adaptação e mitigação por meio da pesquisa documental e levantamento bibliográfico. Segundo, pretende realizar entrevistas semiestruturadas e observação em reuniões com ou organizada por gestores e planejadores das pastas mais diretamente envolvidas com questões ambientais na região norte, especificamente no Estado do Amazonas. Espera-se com o projeto a construção de um diagnóstico sobre as estratégias adotadas em nível local para o combate às alterações produzidas pelas mudanças climáticas e seus desdobramentos e efetivações; a identificação dos atores institucionais envolvidos nos processos de mitigação e adaptação às mudanças climáticas; mapeamento das concepções que orientam o trabalho dos gestores locais sobre as mudanças climáticas e, por fim, uma metodologia que poderá ser replicada em outros Estados da região norte.
Coordenação: Israel Rocha
Financiamento: FAPEAM (Edital Humanitas/2022)
Empreendedorismo em Comunicação: desafios e perspectivas
Consiste na investigação sobre o empreendedorismo como vertente de geração de trabalho e renda para egressos dos cursos de Comunicação Social, a partir da perspectiva dos agentes desse ecosistema. Vislumbra, além da produção científica, a articulação com a extensão, promovendo a disseminação da cultura empreendedora na região Norte do país a partir da captação e edição de videocast / podcast (Apoena), veiculado pelo canal do curso de Jornalismo da UFAM no Youtube e pelo canal do projeto no Spotify.
Coordenação: Rafael Hoff
Financiamento: não
MULHERES NA CIÊNCIA: fluxos de informação, produção de conhecimentos e ações no cenário regional
Aborda o tema Mulheres na Ciência, com o objetivo de investigar a atuação das mulheres em ambiência regional, os fluxos, a produção de conhecimentos e ações realizadas. Para isso, busca a identificação da produção de conhecimentos de mulheres na ciência na Região Norte, com vínculo em instituições de ensino e pesquisa na Amazônia; o mapeamento dos fluxos informacionais orientados a produção de conhecimentos, com a formação das redes institucionais e de coautoria; a caracterização das temáticas de pesquisas, das redes de domínio de conhecimentos, das ações realizadas por mulheres na ciência regional, a partir de seus produtos, dos projetos e das premiações. Para tanto, serão utilizados (i) os métodos aplicados aos estudos métricos da informação, para a análise das meta-redes e das áreas dos conhecimentos em que as mulheres mantêm presença e representatividade e a (ii) Revisão Integrativa da Literatura para demonstrar o estado da arte, com a análise dos conteúdos sobre a temática Mulheres na Ciência publicados em base de dados nacionais e internacionais, a partir do Século XXI. Espera-se contribuir para a visibilidade das mulheres na ciência regional, com ênfase aos conhecimentos produzidos e suas ações políticas, informacionais e institucionais, bem como divulgar as redes que se formam derivado dos fluxos de informação e dos conhecimentos gerados por plurais mulheres.
Coordenação: Danielly Oliveira Inomata
Financiamento: não
Na ponta dos dedos: uma plataforma digital para uma abordagem complexa do autismo.
O projeto é desenvolvido em vários eixos: a) a elaboração de uma plataforma digital acolhedora para crianças com o Transtorno do Espectrao Autista, contribuindo assim para uma articulação entre o acoplamento tecnológico e a educação inclusiva; b) a perspectiva de uma formulação teórica, com base na Teoria da Complexidade, em que a Educação passa a ser vista a partir das singularidades e o papel do educador como mediador e provocador de distúrbios sobre a homeostase dos estudantes, constituindo um parâmetro avaliativo calcado nos marcadores cartografados pelos educadores e numa proposta de educação emancipatória a partir da ontoepistemogênese; c) a articulação de diferentes áreas do conhecimento na proposta de uma atuação institucional e orgânica, humana e solidária na produção de conhecimentos a partir da cooperação interinstitucional entre UFERSA e UFAM. O projeto é coordenado pela professora Dra. Nize Maria Campos Pellanda (GAIA-UFERSA) e desenvolvido, na UFAM, sob coordenação da professora Dra. Maria Almerinda (NEPPD-FACED).
Pesquisador bolsista CNPQ: Rafael Hoff
Processos e materialidades da informação e comunicação em contextos amazônicos (2020 - atual)
Este projeto de pesquisa tem como objetivo analisar as interrelações entre os processos e materialidades da informação e da comunicação no contexto amazônico. Ele será configurado a partir de uma série de estudos de caso relativos a objetos empíricos e contextos como: dataficação, plataformização, digitalização das relações sociais, sociabilidades digitais humanas e não humanas, formas e estratégias de monitoramento socioambiental e uso de dados abertos e sistemas de controle da população, considerando contextos locais e suas relações com contextos não-locais. Como um projeto guarda-chuva, as condições metodológicas deverão variar de acordo com os estudos de caso, contemplando processos etnográficos on e offline, análise de conteúdo a partir de softwares de análise qualitativa como Atlas.ti e monitoramento de plataformas online. Os resultados esperados desse projeto apontam para uma compreensão dos desdobramentos materiais dos fenômenos comunicacionais; compreensão dos arranjos contemporâneos da informação e da comunicação como áreas de conhecimento e fenômenos que organizam e orientam as ações dos indivíduos em sociedade; compreensão das relações entre as infraestruturas, suportes e dispositivos da comunicação e o meio ambiente, sobretudo amazônico.
Coordenação: Israel de Jesus Rocha
Financiamento: não
Redes Sociais