GICA - Grupo de Pesquisa Gestão da Informação e do Conhecimento na Amazônia
O GICA busca, por meio de suas ações, contribuir para o fortalecimento do gerenciamento informacional como um recurso estratégico para a promoção da inovação e o aumento de competitividade das organizações, sobretudo no contexto Amazônico, por meio de reflexões sobre a identificação da necessidade, obtenção, tratamento, distribuição e utilização de informações internas e externas. O Gica atua com o objetivo de estudar os princípios, sentido, natureza e características da informação e do conhecimento como elemento gerencial bem como seu processo de mapeamento, aquisição, organização, armazenamento, compartilhamento, uso, avaliação e validação de modo a contribuir para fomentar a gestão e a inovação, com especial foco no contexto amazônico.
Suas reflexões estão pautadas nas investigações focadas em dois eixos: (i) nos fluxos da informação, com especial atenção estudos e pesquisas de diferentes tipologias de informação: científica, tecnológica, mercadológica, operacional, etc, bem como no ciclo da informação. Natureza, propriedade e comportamento da informação; processos de transferência e de processamento da informação; e variáveis e determinantes da utilização da informação; e (ii) nos fluxos de conhecimentos envolvendo estudos analíticos de redes (redes colaborativas; Redes de comunicação científica; etc.); emprego de tecnologias, ferramentas e metodologias aplicadas à criação, disseminação e uso do conhecimento em diversos contextos e sobre gestão da inovação voltadas para o contexto amazônico.
Líderes: Célia Simonetti Barbalho e Danielly Oliveira Inomata
GRUPIC - Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação
O GRUPIC - Grupo de Pesquisa em Informação e Comunicação foi criado por um grupo de pesquisadores e estudantes, no sentido de desenvolver pesquisa científica nas áreas da Informação e da Comunicação, de modo a contribuir com a integração destas duas áreas afins, bem como com o fortalecimento do conhecimento. Objetiva-se produzir conhecimentos que contribuam para o desenvolvimento local, congregar docentes, pesquisadores e discentes de graduação e pós-graduação. Espera-se que as temáticas abordadas pelo GRUPIC contribuam com a produção de conhecimento cientifico nas dimensões teóricas e práticas da promoção, prevenção e disseminação de novas informações, em prol do desenvolvimento local e regional.
Líderes: Profa. Dra. Guilhermina de Melo Terra e Prof. Dr. Jonas da Silva Gomes Júnior
Lírios - Laboratório de estudos sobre ambientes, infraestruturas e redes sociotécnicas infocomunicacionais
O Lírios reúne pesquisadores e pesquisadoras interessados em investigar teórico e empiricamente práticas associativas, arranjos sociotécnicos e infraestruturais dos fenômenos comunicacionais e informacionais contemporâneos. A partir dos aportes teóricos e metodológicos dos estudos sociais sobre ciência e tecnologia (STS), o Lírios busca desenvolver análises dos fenômenos infocomunicacionais a partir das seguintes linhas temáticas de pesquisa: ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente; redes sociotécnicas da informação e comunicação; materialidades e infraestruturas da informação e da comunicação. Estas linhas procuram agrupar situações empíricas, debates teóricos e seus desdobramentos metodológicos que envolvam relações entre humanos e não-humanos; emergências, deslocamentos e desaparecimentos de dispositivos tecnocientíficos; descrições de arranjos infraestruturais da comunicação e da informação; processos de comunicação das ciências e da tecnologias; políticas das infraestruturas e seus deslocamentos socioambientais.
Líderes: Israel de Jesus Rocha
Mediação - Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação
Desde sua criação, em 2010, o grupo Mediação contribui com a produção de conhecimento e a formação de pesquisadores nos diversos níveis da educação superior, além de promover ações de extensão e obter bolsas e auxílios por meio de seleções públicas. Em 2020, ano de seu decênio, o grupo foi reformulado. Assim, o Mediação: Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação passou a se chamar Mediação: Grupo de Pesquisa em Comunicação, Complexidade e Culturas. Sua atual proposta é o estudo da complexidade dos processos da comunicação mediados pelas culturas nas sociedades contemporâneas, enfocando as transformações, as emergências, os padrões e os processos dos signos relacionados às interações ecossistêmicas nos ambientes das culturas tradicionais e planetária. Com isso, sua linha de pesquisa originária, Linguagens da Comunicação, deu lugar às três atuais linhas: Culturas e Produção de Linguagens, Ambientes Narrativos Comunicacionais, e Expressões Amazônicas, Imaginário e Comunicação.
Líderes: Mirna Feitoza e Ítala Clay Freitas
NEPAM - Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos
Com a institucionalização do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Ambientes Amazônicos (Nepam), optou-se por criar em janeiro de 2014 o Laboratório de Editoração Digital do Amazonas (Leda). O Leda, uma parceria do Nepam com a Editora da Universidade Federal do Amazonas (Edua), tem por finalidade popularizar a divulgação de resultados parciais e finais de pesquisas efetivadas pelo Núcleo. A perspectiva é apresentar respostas rápidas e objetivas às demandas amazônicas, tornando o acesso fácil, rápido e gratuito a publicações no âmbito da comunidade científica e da sociedade de maneira geral.
Líderes: Renan Albuquerque Rodrigues e Josenildo Santos de Souza
PRIMA - Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos
O Grupo de Pesquisa em Processos Imagéticos tem a pretensão de articular e aglutinar as pesquisas envolvendo fotografia, audiovisual e outras representações imagéticas na região amazônica. Espera-se, com esse movimento, promover a divulgação científica e tecnológica, promover a reflexão crítica e produzir conhecimentos envolvendo os processos imagéticos, desde a concepção e produção das imagens, passando por situações de circulação e exibição, chegando aos momentos de apropriação, consumo, preservação e memória das culturas e dos espaços Possui três linhas investigativas: a) identidades e estéticas imagéticas; b) processos produtivos e consumo imagéticos; c) estudos imagéticos interdisciplinares.
Líderes: Rafael Sbeghen Hoff
TROKANO - Grupo de Pesquisa Comunicação, Cultura e Amazônia
O Trokano foi criado a partir do desenvolvimento de um conjunto variado e disperso de pesquisas realizadas nos últimos anos por professores e pesquisadores do campo da comunicação egressos do Programa de Pós-graduação em Sociedade e Cultura na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Diante dessa produção, tornou-se imperativa a necessidade de aglutinar e dinamizar esse conjunto de trabalhos a fim de não só fomentar novas pesquisas, mas também de incentivar a formação de novos pesquisadores dos fenômenos comunicacionais na Amazônia.
Líderes: Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues e Cristiane de Lima Barbosa
Redes Sociais